Uma rotina
de trabalho ou estudos pode, muitas vezes, ser confusa e cheia de coisas para
fazer. Por isso, pode ser muito complicado conseguir realizar tudo que você
precisa fazer no dia. Mas, sem organização fica difícil finalizar as tarefas e
cumprir metas.
Uma boa
maneira de alcançar os seus objetivos é trabalhar com a ajuda de uma lista de
tarefas diárias. Esse é um truque muito comum, que pode ajudar você a organizar
as suas prioridades e não chegar ao fim da tarde com mil coisas “de última
hora” para resolver. Confira dicas que podem ajudá-lo:
Como cumprir metas usando uma lista de
tarefas:
1. Revise:
Reveja todos
os seus objetivos mensais. Tente se recordar de todos os grandes compromissos e
projetos que você precisa finalizar naquele mês.
2. Divida:
Pegue os
trabalhos maiores e divida-os em pequenas tarefas. Ao invés de manter um
objetivo grande, no qual você perderá dias dedicando-se exclusivamente a ele,
recorte-o em pequenas tarefas que podem ser realizadas por dia.
3. Priorize:
Organize as
suas tarefas e objetivos por ordem de importância. Pense no que você precisa
para agora. Isso é o que deve ser feito primeiro. E a partir disso você pode
começar a organizar os próximos passos das suas tarefas.
4. Anote:
Use um bloco
de notas, uma caderneta ou mesmo um calendário que te permita anotar todas as
tarefas que você deve cumprir por dia. Escreva todas as suas tarefas
programadas e também aquelas que você não estava esperando. Mantenha essa lista
sempre por perto, para poder consultá-la.
5. Consulte:
Olhe para a
sua lista de afazeres pelo menos três vezes por dia. Isso vai ajudar você a
manter a organização durante o dia. E lembre-se: algumas tarefas não podem ser
finalizadas até que outras estejam prontas. Consultando a sua lista você consegue
saber o que será necessário fazer primeiro.
6. Mantenha
a calma:
Você vai
perceber que, por mais organizado que seja o seu dia, algumas tarefas
simplesmente ficarão pendentes. Isso é absolutamente normal, já que durante o
trabalho – ou sua rotina de estudos – alguns imprevistos acontecem. Mantenha a
calma e não se estresse com isso. Priorize as pendências no dia seguinte.
7. Confira:
Quando
faltarem alguns minutos para o fim do seu dia olhe para a sua lista de tarefas
e risque tudo aquilo que você conseguiu resolver. Depois procure, entre as
pendências, tarefas rápidas, que podem ser resolvidas naqueles minutos finais
antes de você ir embora do escritório ou deixar os estudos de lado. Escolha uma
delas e resolva-a.
8. Comece
novamente:
Depois de
resolver as pendências rápidas, anote aquilo que você não terminou em uma nova
folha, na qual você vai anotar as tarefas do dia seguinte. Jamais use a folha
de pendências do dia anterior, isso vai te dar a sensação de dever não cumprido.
Comece sempre uma nova lista.
9. Observe e avalie:
Reflita
sobre as tarefas que você conseguiu resolver durante o dia. Elas foram
resolvidas de forma eficiente? Você podia ter trabalhado melhor na resolução
delas? Isso vai te ajudar a melhorar seu método de trabalho.
10. Não
exagere e se divirta:
Evite
colocar em sua lista mais coisas do que você pode fazer, isso vai te deixar
frustrado. Coloque um número de tarefas que você sabe que conseguirá cumprir. E
entre as suas tarefas, liste coisas divertidas, que te façam bem. Depois de
tantas tarefas complicadas você merece um pouco de diversão.
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