domingo, 17 de março de 2013

O mito Grego "A Caixa de Pandora"



Entre várias definições escolhi algumas para incentivar nossa reflexão para o início da próxima semana. 
"Cautela, Conhecimento e Esperança". Que tal ?


1) O mito da "Caixa de Pandora" quer significar que ao homem imprudente e temeroso são atribuídos os males humanos como consequência da sua falta de conhecimento e previsão. Também é curioso observar como o homem depende de sua própria inteligência para não ficar nas mãos do destino, das intempéries e dos próprios humanos. (FONTE: brasilescola)

2) Vencida pela curiosidade, Pandora acabou abrindo a caixa, liberando todos os males no mundo, mas a fechou antes que a esperança pudesse sair. Essa metáfora foi a maneira encontrada pelos gregos para representar, num enredo de fácil compreensão, conceitos relacionados à natureza feminina, como a beleza, a sensualidade e o poder de dissimulação e de destruição.(FONTE:significados.com.br)

3) Uma outra versão é de que Pandora foi mandada por Júpiter com boa intenção, a fim de agradar ao homem. O rei dos deuses entregou-lhe, como presente de casamento, uma caixa, em que cada deus colocara um bem. Pandora abriu a caixa, e todos os bens escaparam, exceto a esperança. (FONTE:significados.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Várias mentes pensam melhor que uma ... Deixe seu registro, feedback e idéias. Vamos lá !!