quinta-feira, 25 de abril de 2013

O mito da caverna – Platão


O mito fala sobre prisioneiros (desde o nascimento) que vivem presos em correntes numa caverna e que passam todo tempo olhando para a parede do fundo que é iluminada pela luz gerada por uma fogueira. Nesta parede são projetadas sombras de estátuas representando pessoas, animais, plantas e objetos, mostrando cenas e situações do dia a dia. Os prisioneiros ficam dando nomes às imagens (sombras), analisando e julgando as situações. 

Vamos imaginar que um dos prisioneiros fosse forçado a sair das correntes para poder explorar o interior da caverna e o mundo externo. Entraria em contato com a realidade e perceberia que passou a vida toda analisando e julgando apenas imagens projetadas por estátuas. Ao sair da caverna e entrar em contato com o mundo real ficaria encantado com os seres de verdade, com a natureza, com os animais e etc. Voltaria para a caverna para passar todo conhecimento adquirido fora da caverna para seus colegas ainda presos. Porém, seria ridicularizado ao contar tudo o que viu e sentiu, pois seus colegas só conseguem acreditar na realidade que enxergam na parede iluminada da caverna. Os prisioneiros vão o chamar de louco, ameaçando-o de morte caso não pare de falar daquelas ideias consideradas absurdas. 

O mito da caverna é uma metáfora da condição humana perante o mundo, no que diz respeito à importância do conhecimento filosófico e à educação como forma de superação da ignorância,sto é, a passagem gradativa do senso comum enquanto visão de mundo e explicação da realidade para o conhecimento filosófico, que é racional, sistemático e organizado, que busca as respostas não no acaso, mas na causalidade. 

Segundo a metáfora de Platão, o processo para a obtenção da consciência, isto é, do conhecimento abrange dois domínios: o domínio das coisas sensíveis (eikasia e pístis) e o domínio das ideias (diánoia e nóesis). Para o filósofo, a realidade está no mundo das ideias - um mundo real e verdadeiro - e a maioria da humanidade vive na condição da ignorância, no mundo das coisas sensíveis - este mundo -, no grau da apreensão de imagens (eikasia), as quais são mutáveis, não são perfeitas como as coisas no mundo das ideias e, por isso, não são objetos suficientemente bons para gerar conhecimento perfeito. (WIKIPÉDIA) 




Pula Pipoca - Estoura Pipoca Pororoca


Pipoca ou pororoca é um prato feito a partir de uma variedade especial de milho, o milho-pipoca que estoura quando aquecido. Ao aquecermos os grãos desse milho de maneira rápida, sua umidade interna é convertida em vapor. Num determinado ponto, a pressão estoura a casca externa, transformando a parte interna numa massa pouco consistente de amidos e fibras, maior do que o grão original.

"Pipoca" originou-se do termo tupi pi poka, "estalando a pele", formado pela junção de pira (pele) e poka (estourar). "Pororoca" originou-se do termo tupi poro'roka.

O primeiro uso dado pelo homem ao milho foi exatamente para fazer um dos alimentos mais consumidos no mundo inteiro até hoje: a pipoca. Os europeus só começaram a ter contato com a pipoca quando da colonização das Américas. Como mais de 700 tipos de grãos eram cultivados por aqui na época, os europeus comiam a pipoca feita pelos nativos.

Já os americanos começaram a incluir a pipoca em sua dieta servida com açúcar e leite no café da manhã, o que acabou originando os cereais matinais. A história da pipoca não tem muito mistério. Os países que não produziam milho, como toda a Europa à época do descobrimento das Américas, conheceram a pipoca através de outras culturas.

pipoca é um alimento presente em praticamente todas as culturas do mundo que cultivam o milho. O milho da pipoca estoura simplesmente porque o grão contém água em seu interior. A explosão da pipoca nada mais é que a expansão do vapor de água dentro do grão. Simples assim. E o processo da pipoca de microondas é exatamente o mesmo, por incrível que pareça.

Na verdade, todo grão de milho armazena dentro de si uma ínfima quantidade de água. Assim, quando aquecida, essa água se transforma em vapor e exerce uma pressão que provoca o estouro do milho. Do ponto de vista nutricional, a pipoca, quando não leva muito sal e manteiga, pode ser uma fonte de alimentação com baixas calorias e rica em proteínas, ferro e fibras.




E ele faz toda a diferença!


(Rhena) Detalhizinho de Nina Pandolfo

Post da minha querida parceira de blog . Obrigada :)
(Rhena)

O Duro é quando a Vida Cria as Oportunidades e nós não estamos prontos para Acontecer ...



Post da minha querida parceira de blog. Obrigada :)
(Rhena)


Entrego a quem mereça usar...



Momento: O que eu desejo ainda não tem nome...





BOM DIA COM BOAS PALAVRAS ***COMPARTILHE***

EU SOU!
AGRADEÇO MUITO AOS MEUS POR ISSO.




Uma bela vista! A escada Haiku, também conhecida como o "Stairway to Heaven"

Uma bela vista! A escada Haiku, também conhecida como o "Stairway to Heaven" é uma trilha íngreme, na ilha de Oahu, no Havaí. A trilha começou como uma simples escada de madeira cravada no penhasco, no lado sul do vale do Haiku. No entanto, por falta de segurança, a trilha foi fechada várias vezes.
Fonte: De Obvius



QUE PUXA !!!



***POST DA MADRUGADA***