segunda-feira, 3 de junho de 2013

Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos, poeta brasileiro




Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos, poeta brasileiro, vivenciou a época do parnasianismo e simbolismo e das influências destas escolas literárias através de seus escritores, como: Olavo Bilac, Alberto de Oliveira, Cruz e Souza, Graça Aranha, dentre outros. Porém, o único livro do escritor, intitulado “Eu”, trouxe inovação no modo de escrever, com idéias modernas, termos científicos e temáticos influenciadas por sua multiplicidade intelectual. 
Pela divergência dos assuntos tratados pelo autor em seus poemas em relação aos dos autores da época, Augusto dos Anjos se encaixa na fase de transição para o modernismo, chamada de pré-modernismo. Todavia, muitos críticos, como o poeta Ferreira Gullar, preferem identificá-lo como pré-modernista, pois encontramos características nitidamente expressionistas em seus poemas. 
É conhecido como um dos poetas mais críticos do seu tempo, e até hoje sua obra é admirada tanto por leigos como por críticos literários. O poeta tinha como tema uma profunda obsessão pela morte e teve como base a ideia de negação da vida material e um estranho interesse pela decomposição do corpo e do papel do verme nesta questão. Por este motivo foi conhecido também como o “Poeta da morte”.  Sua única obra marca a literatura brasileira pela linguagem e temática diferenciadas. 

Boa noite :)


Senta que lá vem a história - Prosopopeia da Segunda-feira: Histeria coletiva ou Fuga do inevitável?

Senta que lá vem a história 
Boa leitura aos corajosos e dispostos.
Uma maravilhosa semana repleta de tudo que há para vir.
Estaremos aqui enfrentando e nos ajudando... Muito obrigada de coração!!!

Prosopopeia da Segunda-feira: Histeria coletiva ou Fuga do inevitável?
Analisando superficialmente percebemos várias ações e reações na mídia social e meios sociais sobre esse fato ou fardo. Correto?
Não há um padrão definitivo e cada final de domingo apresenta uma percepção ao início da “Prosopopeia da Segunda-feira”. Descrevendo cruamente há dois formatos simples em destaque os "Positivos e Felizes e os Negativistas e Infelizes".
Esta visão escolhida e defendida é imparcial, contudo é interessante ressaltar e analisar o subterfúgio encontrado na proposta. Os quais podem vir a calhar e serem aplicáveis na conduta ou postura escolhida, refletindo de fato no enfrentamento de cada nova segunda-feira.

Os Positivos e Felizes, geralmente são pessoas em boa fase e que conquistaram situações que agradam suas vidas e satisfazem suas necessidades de busca vendo na segunda-feira um novo recomeço ou a chance de continuar um belo caminho energizado de luz.
Também há os “guerreiros” que podem não ter nada citado à cima, porém detém de uma poderosa força chamada “Esperança”. Há motivação interna maior?
Existem os "provedores" (workaholics) não permitem fraquejar e adotam essa postura muitas vezes acelerada e indolor aonde colocam cada situação de tal forma que é ou é. Então, não é permitido analisar, sentir ou fraquejar fazem mais pelos dependentes e rejeitam, imensamente, assumir qualquer fraqueza. Isolando seu querer ou sinais interiores.
É valido lembrar os “falsos felizes” expõe uma positividade e felicidade contagiante e em segredo estão apáticos e sem coragem de assumir tal fardo. Vivem em um meio tão exigente e frenético que jamais admitiram tal sacrilégio.

Os Negativistas e Infelizes, nem sempre são tão infelizes quanto aparentam. Muitas vezes vão com a massa e assumem mais rapidamente sua preguiça em deixar uma rotina e partir para outra, uma maneira humorada e descontraída de contrariar a rotina.
Preste atenção quando o desconforto é advindo de uma “insatisfação crônica” com sua vida, trabalho, frenesi diário ou medo de sair de onde se sente protegido ( casa, amores, bares...) e percebem o retorno como voltar para “Guerra dos Gigantes” e não se sentem preparados para lutar e enfrentar tal fardo. Pode ser uma crise saudável e passageira acentuada por uma debilidade de saúde, coração doido, financeiramente enlouquecido ou tudo junto. (Mais ou menos um efeito eca cacaca).
O agravante aqui é que esse sentimento torna-se continuo e forte como algo que está além do controle. Dominado pela ausência em não querer ver e vai pouco a pouco massificando certa angustia e medo em mudar. Desconsidera enfrentar e sair da zona de conforto e cada vez mais sem vitalidade e coragem vai ficando e aprendendo a conviver com essa efêmera e afável insatisfação.
Somos Imperfeitamente humanos compostos por dilemas que estimulam nossos sentidos sensoriais e sustentam nossa vitalidade e astúcia. Vitais e saudáveis para encontrar um equilíbrio.
Aceitar e perceber os sinais de apatia e limitação que não sai do peito e da alma sendo esse um quadro crônico sem variações. É o ato mais corajoso e positivo de tudo falado aqui. Não há pulso, não há frenesi... Não há por quê? Ajude ou peça ajuda, mas não se acomode!
Se a fase ta boa continue a nadar... Busque desafios haja com emoção, estratégia e alegria. Aproveite imensamente essa dádiva que é uma conquista exclusivamente sua. São suas escolhas, determinações e aplicabilidades de tudo aprendido que proporcionou esse bem estar.
Avaliar esta Prosopopeia de Segunda-feira com mais cuidado e carinho é um direito pouco explorado e essas mensagens são percebidas única e exclusivamente por cada coração.
São tantas informações que lidamos e recebemos virtual ou pessoalmente que às vezes pode estar sendo influenciado por ações, que mesmo sem intenção, são negativas e vão minando inconscientemente sua força. E isso não é bacana porque toda energia boa deve ser apreciada, amada e cuidada ela alimenta nossa alma e revitaliza para continuar de forma pulsante e equilibrada.
Então resumindo xô zica ... Para que propagar algo que não faz bem? Mesmo apresentado com humor. Pense em quanto esse ou aquele fato afetará sua vida e seu entorno nos próximos 10 minutos? Briga de trânsito, brigas banais, clientes insuportáveis, colegas negativos, pessoas com síndrome de vitima... Desapega e não leva! Proteja-se respira e cuida da sua energia para acolher você e os seus e numa ação em cadeia todos os nossos conhecidos ou não.
Repense sempre se sua felicidade e positividade são realmente reais? Ou se está apenas suportando e da mesma forma deixando de ser o que propõe somente para agradar aos outros ou ser politicamente correto. Aceite seu limite! Insisto na tecla da ajuda e assuma que o estado de infelicidade e saco cheio é tão importante quanto ao contrário. Aprendemos muito com ele. Permita-se sentir independente de qual for sua escolha semanal. E caso essa escolha seja sempre a mesma pode ser um alerta para repensar como anda enfrentando a tal Prosopopeia da Segunda-feira!
Sem mais delongas, não aprendi escrever ou explicar com poucas palavras, perdão. Deixo claro que não tenho intuito de tabular nada. Na verdade sou bem avessa a tal ação. Escrevo isto embasada na minha trajetória bem como visão e percepção sobre minhas superações, fraquezas e sentimentos. Como já citei é uma variável e precisamos sentir todas essas descrições e muito mais pulsando e indagando dia a dia ou a cada domingo.
Ótima semana com forças ou sem forças. Repleta de esperança e motivos para arriscar e mudar o que achar valido. De coração um forte abraço e Namastê!!!
Patricia Ulmann
02/06/2013 23:48